De 23 de setembro a 11 de outubro, o Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira estará participando da 13° Primavera dos Museus, evento que acontece em todo o país com o tema “Por dentro dos Museus”. Em Itabaiana, a exposição retrata a origem da religião Umbanda.

A exposição foi escolhida como uma resposta a um pronunciamento polêmico de um parlamentar na Câmara de Vereadores de Itabaiana, onde ele afirma que as religiões de origem Afro são coisas do “Diabo”. O caso gerou polêmica e diversas pessoas rebateram a fala do vereador através das redes sociais. 

“Escolhemos uma exposição sobre a História da Umbanda como uma forma de combater o preconceito e a falta de informação a respeito dessa religião principalmente em virtude de uma fala de um parlamentar da Câmara de vereadores”, explicou a Museóloga Ludmilla Oliveira.

A exposição traz ao público diversos aspectos da Umbanda, como o surgimento, primeiros pessoas adeptas e afins. O Museu se abre para visitas e ao longo dos próximos dias, estará recebendo alunos de escolas municipais e outras instituições. “É missão do Museu e da Cultura trazer luz para assuntos desse viés a população. A nossa resposta é com informação”, completou Ludmilla. 

Fonte: 93 Notícias

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.