Bandidos invadiram a residência do babalorixá Jhony de Ode em Maricá, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro e quebraram todos os objetos sagrados de seu terreiro.

Em vídeo comovente o zelador, narra desesperado, a violência imposta pelos invasores, que também entraram em sua casa e destruíram paredes e outros objetos de culto.

Assista ao vídeo gravado pelo zelador e a angústia ao encontrar seu terreiro destruído.

Na hora do ocorrido, Jhony que é membro do grupo de estudos de Ifá, não estava em casa, localizada no bairro Jardim Atlântico.

“Olha o que fizeram comigo, gente! Quebraram tudo que construí com muita dificuldade. Minhas ferramentas de Orixás… Socorro, autoridades! Precisamos de políticas públicas que nos defendam”, apelou, chorando. 

Praticante há 23 anos da religião de matriz africana e há 10 anos como dirigente da casa onde funcionava o terreiro, Jhony estava bastante nervoso e consternado. Na parte da tarde, o zelador prestou queixa à polícia.

Violência sem fim

Levantamento da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), constatou que o número de casos já vinha aumentando desde o início de 2017. Dados confirma que a Capital Fluminense concentrou 55% dos casos, seguido por Nova Iguaçu (12,5%) e Duque de Caxias (5,3%). O tipo de violência mais praticado no Estado é a discriminação, com 32%; a depredação de lugares ou imagens aparece com 20% dos casos, enquanto a difamação vem em seguida, com 10,8% dos registros. Com relação à orientação religiosa das vítimas, o Candomblé, com 30%, seguido de Umbanda, com 22%, são os segmentos religiosos que figuram como os maiores alvos da intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal o Dia

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.