Há alguns anos, Bairro Jardim Santa Felicidade (Mato Grosso do Sul) mudou todos os nomes de ruas porque faziam alusão a religião de matriz africana

Em um fim de tarde de sexta-feira, a maioria das famílias do Jardim Santa Felicidade em Mato Grosso do Sul, já começa a se recolher. Pela última rua do bairro, aproveitando os últimos raios de sol na varanda, encontramos Jesuína de Souza Lourenço, de 70 anos, uma das poucas a responder o chamado no portão, mesmo com certa desconfiança.

“Essa é a José Belinatti”, informa. Pouco interessada nas políticas do bairro, ela se lembra de que a rua já se chamou Oxumarê, mas diz desconhecer os detalhes. “Falaram que mudou porque o nome das ruas era muito feio”. Ignorando a homenagem ao orixá símbolo da continuidade e permanência, representado pela cobra e pelo arco-íris, é também riqueza e fortuna, o que conta como ponto positivo para a senhorinha é a pronúncia que ficou mais fácil.

Essa é uma das ruas do bairro que há alguns anos teve todos os nomes de ruas mudados, a pedido dos moradores, porque representavam orixás e características de uma religião de matrizes africanas: a umbanda. Cautelosos para falar sobre a mudança, nem todo mundo atribuiu a alteração ao preconceito e intolerância religiosa, mas a maioria concorda que “ficou melhor” os novos nomes.

Nas redes sociais, um grupo formado no Facebook que busca resgatar histórias e fatos emblemáticos da cidade, narrou parte da situação que ocorreu em 2012. Um dos usuários lembra que moradores achavam graça quando alguém pedia informação a um evangélico por exemplo, que se negava a dizer onde era a rua procurada. Preferia não dar informação a responder que ficava na Rua Exú” .

FONTE: Campo Grande News

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.