Celebração teve início às 5h, com a alvorada, seguida de missas durante o dia e procissão

Católicos e adeptos do candomblé lotaram a Igreja São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, em Salvador, nesta sexta-feira (16), em homenagem a São Roque, conhecido como o protetor contra doenças e pragas.

Vestidos de branco, os fiéis começaram a celebração às 5h, com a alvorada. Ao longo da manhã, os devotos participaram de três missas. Durante a tarde, houve a Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos.

Logo após a Missa Solene, os fiéis seguiram em procissão até o Cemitério Campo Santo e depois retornaram para a Igreja, onde encerraram as homenagens a São Roque, com o Santíssimo Sacramento.

“Ele dedicou a vida a atender principalmente aquelas pessoas que estavam atingidas por doenças contagiosas, que ninguém queria se aproximar delas e ele chega nessas pessoas, ajudava a curar, levantar, a dar ânimo. Por isso que ele é o protetor dessas pessoas”, disse o bispo auxiliar.

A secretaria Eliene Santos Alves homenageia São Roque todos os anos, após ficar muito doente quando criança e o pai dela fazer uma promessa.

“Fiquei muito doente na minha infância, então meu pai fez uma promessa a São Roque, São Lázaro e Santa Rita. Fui alcançada nessa graça e agora vim agradecer. Quanto vida eu tiver, enquanto vida Deus me der, eu estarei aqui”, contou Eliene.

Pelas ruas, os adeptos do candomblé tomavam banho de pipoca e de folhas durante todo o dia.

“Ele cura, alivia as dores, emprega, só basta ter fé”, disse a ialorixá Verá Lúcia.

FONTE: PORTAL G1 BAHIA

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.