De Capital e de outros municípios, fiéis participaram do festejo, considerado patrimônio imaterial de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira

A manhã desta quinta-feira, 15, foi marcada por festejos à Iemanjá. Os fiéis da orixá das águas prestaram suas oferendas no mar da capital cearense e, sobretudo, celebraram sua fé. A programação oficial da festa, considerada patrimônio imaterial do município, começou nesta quarta-feira, 14, e deve ser encerradas na noite desta quinta-feira.

“(Sou da umbanda) Desde que eu nasci. Hoje meu pai é prostrado, minha mãe já se foi, mas eu continuo”, compartilha Claudemira Xavier, 43 anos. Além de amigos, a dona de casa, que mora na Pacatuba, foi à festa na Praia do Futuro, acompanhada de familiares.

Desde 2012, a Festa de Iemanjá é realizada nas duas praias – Futuro e Iracema, em eventos organizados pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema.

Ao POVO, durante a festa na Praia de Iracema, o titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, destacou a historicidade da celebração para a Capital. “É uma festa registrada pelo seu valor histórico, pelo valor, sobretudo, das suas conexões com a religião popular, a cultura popular. Então é um patrimônio imaterial da Cidade”, afirma Paiva.

FONTE: O Povo Online

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.