A escola de samba de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, levará para a Marques de Sapucaí o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”.

A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio anunciou, nesta quinta-feira (20), que irá homenagear o pai de santo Joãozinho da Gomeia em seu desfile no carnaval de 2020.

A agremiação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentará o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”. O desfile contará a história de Joãozinho da Gomeia, pai de santo que nasceu na Bahia e fez história como um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil.

Joãozinho da Gomeia foi pai de santo em um terreiro na cidade sede da escola, onde atendeu milhares de pessoas, incluindo grandes nomes da política e do mundo artístico. O personagem principal do carnaval da Grande Rio em 2020 precisou superar muitos preconceitos por ser negro e homossexual.

Os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, responsáveis pelo desfile da Grande Rio, vão distribuir a sinopse do enredo para os compositores da escola, na próxima quarta-feira (26), às 20h. O encontro será na quadra da agremiação, em Duque de Caxias, quando será apresentado o modelo de disputa de samba-enredo para o próximo carnaval.

FONTE: Portal G1

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.