A estética, na sua dimensão sagrada, pode ser entendida de diferentes maneiras, seja integradas à memória ancestral ou interpretação da natureza por meio de representações simbólicas, que aproximam as pessoas dos seus deuses e mitos. Com a proposta de lançar um olhar sob a temática, o antropólogo Raul Lody ministra o curso “A Estética do Sagrado: etnoarte de matriz africana”, nos dias 08 e 09 de agosto, na Arte Plural Galeria.

O curso “A Estética do Sagrado” apresenta a diversidade de manifestações artesanais e artísticas que fazem parte da produção material afrodescendente no Brasil, e como seu consumo está integrado à vida do brasileiro. Ainda, apresenta as muitas expressões visuais que fazem parte desse rico acervo patrimonial das matrizes africanas em repertórios exemplificados nos mais diversos elementos da cultura popular.

“As civilizações africanas do Norte da África e da África ocidental e oriental, contribuíram com um vasto repertório que passou a integrar a nossas patrimônios e expressões culturais. Por isso, que o imaginário brasileiro é repleto de referências que marcam, o que chamamos, de multiculturalidade. Tudo isso, devido à diversidade de povos e de civilizações que fazem parte da formação da nossa identidade”, explica Raul Lody.

O objetivo do curso é mostrar, analisar e apontar essa ampla produção da arte/artesanato de base multiétnica que singulariza o Brasil; e, assim, instrumentalizar as pessoas para o entendimento dessa rica cultura material. O curso será ministrado no formato de estudos de caso com representações das artes étnicas, dos materiais, das tecnologias, e dos diferentes usos sociais e sagrados dos objetos.

RAUL LODY – Um dos mais reconhecidos especialistas em cultura afro do país, o carioca Raul Lody é antropólogo e museólogo. Lody é formado em Etnografia e Etnologia pela Universidade de Coimbra e Especialista em Arte Africana pelo Instituto Fundamental da África Negra. Ele também é doutor pela Universidade de Paris e responsável por dezenas de estudos na área das religiões afro-brasileiras.

ARTE PLURAL GALERIA – Comprometida em levar cultura ao público, a Arte Plural Galeria é um espaço múltiplo. Instalada na rua da Moeda, no histórico bairro do Recife Antigo, desde 2005, já realizou mais de 100 exposições e é reconhecida por incentivar o cenário cultural de Pernambuco, e a arte em todas as suas formas, contribuindo para a formação de um polo de produção, discussão, debates e encontros sobre o amplo mundo das artes.

SERVIÇO:

Curso “A Estética do Sagrado: etnoarte de matriz africana”

Data: 08 e 09 de agosto de 2019

Local: Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife/ PE

Horário: 8h às 13h

Informações: (81) 3424.4431

Fonte: Revista Algo Mais

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.