Na madrugada desta quinta-feira (1), o jornalista Iverson Vaz, apresentador de um telejornal da Rede Massa, uma das subsidiárias do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), no Paraná, ao noticiar o incêndio em terreiro de umbanda, no bairro de Santa Quitéria, em Curitiba, referiu-se por diversas vezes a um Terreiro de Umbanda, como: “centro de macumba” e “macumba das brabas” em tom de sarcasmo.

Durante a exibição da matéria, é possível observar um dos entrevistados fazendo menção ao culto realizado no Terreiro como “bagunça”. Ao ser perguntado se o local estava abandonado o entrevistado diz: “Não, estava a maior bagunça essa noite aí, acho que acenderam vela e pegou fogo”. Fazendo menção ao culto realizado anteriormente pelos adeptos.

Tentando contornar a postura reprovável do jornalista, o apresentador ancora do jornal tentou se desculpar ao final da matéria pelo uso do nome “macumba”, mas não fez menção as outras frases preconceituosas utilizadas, dizendo que se desculparia porque sabe que alguns adeptos não gostam do uso deste nome.

Written by

Matriz Africana

Movimento político de união e acolhimento "Matriz Africana", que visa agregar, unir, acolher, conectar e informar a todos os adeptos de religiões de Matriz Africana de forma que se possa empoderar, garantir direitos e proteger a liberdade de culto e os povos de axé. Aqui se troca conhecimento, informação e apoio.